SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2A career developmental assessment and counseling model based on Donald Super’s theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

NORONHA, Ana Paula Porto et al. Análise de teses e dissertações em orientação profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 1-10. ISSN 1984-7270.

O presente estudo teve como objetivo a análise da produção de teses e dissertações relacionadas à área de orientação profissional e vocacional (OP/OV). Para tanto, procedeu-se a uma busca em bases de dados eletrônicas (CAPES e BVS-Psi), utilizando-se das palavras-chaves orientação profissional, orientação vocacional, testes de interesses, testes psicológicos e teste vocacional. Foram identificados 100 trabalhos, dos quais analisou-se título, autoria, resumo e palavras-chave. Os achados foram avaliados sob duas perspectivas, quantitativa e qualitativa. Para a segunda, foram criadas categorias de análise. Os resultados indicaram que a maior parte dos resumos era referente à área de psicologia, embora também estivessem representadas saúde pública, enfermagem e administração. Houve um pequeno número de trabalhos financiados e a maioria das teses e dissertações foi desenvolvida em instituições públicas. Em síntese, observou-se que houve um aumento das produções científicas ao longo das décadas, especialmente a partir da década de 90.

Keywords : Avaliação psicológica; Testes psicológicos; Escolha profissional; Produção científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )