SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Modelo desarrollista de evaluación y orientación de carrera propuesto por Donald Super índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

NORONHA, Ana Paula Porto et al. Análise de teses e dissertações em orientação profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 1-10. ISSN 1984-7270.

O presente estudo teve como objetivo a análise da produção de teses e dissertações relacionadas à área de orientação profissional e vocacional (OP/OV). Para tanto, procedeu-se a uma busca em bases de dados eletrônicas (CAPES e BVS-Psi), utilizando-se das palavras-chaves orientação profissional, orientação vocacional, testes de interesses, testes psicológicos e teste vocacional. Foram identificados 100 trabalhos, dos quais analisou-se título, autoria, resumo e palavras-chave. Os achados foram avaliados sob duas perspectivas, quantitativa e qualitativa. Para a segunda, foram criadas categorias de análise. Os resultados indicaram que a maior parte dos resumos era referente à área de psicologia, embora também estivessem representadas saúde pública, enfermagem e administração. Houve um pequeno número de trabalhos financiados e a maioria das teses e dissertações foi desenvolvida em instituições públicas. Em síntese, observou-se que houve um aumento das produções científicas ao longo das décadas, especialmente a partir da década de 90.

Palabras clave : Avaliação psicológica; Testes psicológicos; Escolha profissional; Produção científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )