SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Análise de teses e dissertações em orientação profissionalModelos e instrumentos de avaliação em orientação profissional: perspectiva histórica e situação no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

OLIVEIRA, Marina Cardoso de; GUIMARAES, Vanessa da Fonseca  e  COLETA, Marília Ferreira Dela. Modelo desenvolvimentista de avaliação e orientação de carreira proposto por Donald Super. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 11-18. ISSN 1984-7270.

O Modelo de Avaliação e Orientação de Carreira proposto por Donald Super (C-DAC Model) traduz a sua teoria do desenvolvimento de carreira em termos práticos. Após décadas de pesquisas teóricas, Donald Super criou um modelo de avaliação e orientação que utiliza os principais conceitos de sua teoria, tais como, a maturidade de carreira, saliência dos papéis e autoconceitos, contribuindo para que os orientadores profissionais possam auxiliar as pessoas a resolverem os seus problemas de carreira de forma integradora. Este modelo auxilia na compreensão dos determinantes objetivos e subjetivos do desenvolvimento de carreira, superando o modelo tradicional de orientação de carreira que se baseia fundamentalmente nos modelos de combinação (matching models). O presente artigo tem como objetivo descrever as características e as etapas deste modelo de avaliação e orientação de carreira, além de discutir as suas implicações práticas para os orientadores de carreira.

Palavras-chave : Avaliação de carreira; Escolha de carreira; Maturidade de carreira; Donald Super.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )