SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Modelo desenvolvimentista de avaliação e orientação de carreira proposto por Donald SuperDa avaliação à formação de competências genéricas: aproximação de um modelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SPARTA, Mônica; BARDAGI, Marúcia Patta  e  TEIXEIRA, Marco Antônio P.. Modelos e instrumentos de avaliação em orientação profissional: perspectiva histórica e situação no Brasil. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 19-32. ISSN 1984-7270.

A avaliação em Orientação Profissional no Brasil tem passado por mudanças nas últimas décadas. O objetivo deste artigo é apresentar as características de dois modelos de avaliação em OP, suas vinculações teóricas e instrumentos disponíveis: um com foco no resultado e outro no processo de orientação. Especial atenção é dada ao desenvolvimento e uso desses modelos no contexto brasileiro. Os instrumentos brasileiros mais populares são listados e é comentada a situação dos mesmos de acordo com as avaliações do Conselho Federal de Psicologia. Conclui-se destacando a necessidade de desenvolver mais instrumentos válidos e fidedignos de avaliação em OP no Brasil e de oferecer uma formação teórica mais sólida aos orientadores profissionais.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Instrumentos; Orientação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )