SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Modelos e instrumentos de avaliação em orientação profissional: perspectiva histórica e situação no BrasilQuestionário de educação à carreira: propriedades psicométricas da versão brasileira e comparação transcultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

Da avaliação à formação de competências genéricas: aproximação de um modelo. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 33-48. ISSN 1984-7270.

Este artigo teórico, de ensaio psicopedagógico, objetiva demonstrar que se pode transpor um modelo de avaliação de competências a outro modelo, paralelo, de formação das mesmas. A autora inicia seu discurso com uma introdução que justifica o interesse internacional pelo desenvolvimento da competência laboral no mundo do trabalho, apresenta algumas definições do termo competência, introduz um modelo classificatório entre os vários que existem, relata os métodos para avaliar competências e, finalmente, expõe um modelo de formação de sete competências genéricas mais significativas e demandadas no mundo do trabalho.

Palavras-chave : Competências; Formação; Avaliação; Competências genéricas; Competências transversais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )