SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Da avaliação à formação de competências genéricas: aproximação de um modeloSDS - questionário de busca auto-dirigida: precisão e validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BALBINOTTI, Marcos Alencar Abaide  e  TETREAU, Bernard. Questionário de educação à carreira: propriedades psicométricas da versão brasileira e comparação transcultural. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 49-66. ISSN 1984-7270.

O propósito deste estudo é apresentar algumas importantes propriedades métricas da versão brasileira do Questionário de Educação à Carreira e comparar estes resultados com aqueles das versões canadense e espanhola. O estudo com uma amostra de 890 estudantes do Ensino Médio brasileiro (391 masculinos e 499 femininos) serviu para se verificar tais propriedades. Os resultados das análises de itens, correlações inter-escalas e da estrutura fatorial exploratória obtida com esta amostra corroboraram fortemente aqueles obtidos pelas amostras canadense e espanhola. Pesquisas são ainda necessárias a fim de criar normas para utilização clínica desta versão no Brasil.

Palavras-chave : Educação à carreira; Propriedades métricas; Questionário; Adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )