SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2SDS - cuestionario de búsqueda autodirigida: precisión y validezLa orientación y la educación: investigación en áreas de alta vulnerabilidad psicosocial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

ALMEIDA, Fabiana Hilário de. Avaliação de um serviço de orientação profissional: a perspectiva de ex-usuários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 81-102. ISSN 1984-7270.

Considerando a importância da avaliação de processos e resultados em intervenções psicológicas, este estudo objetivou avaliar a eficácia de um Serviço de Orientação Profissional da Clínica-escola de uma universidade pública no período de sete anos de funcionamento. Dentre os 466 ex-usuários que concluíram o processo no período analisado, 104 responderam a um questionário enviado por correio. Esse instrumento, composto de questões abertas e fechadas, avalia o serviço em três dimensões: inputs, processos e outputs, segundo modelo de French, Hiebert e Bezanzon. As questões fechadas foram tratadas por meio da estatística descritiva e as abertas foram tratadas conforme análise do conteúdo de Bardin e com base em referenciais integrados (clínico-operativo e desenvolvimentista). Constatou-se que a maioria dos ex-usuários avaliou positivamente o serviço, revelando compreensão da Orientação Profissional como uma estratégia que possibilita o autoconhecimento e o amadurecimento para a realização de escolhas vocacionais.

Palabras clave : Avaliação de intervenção; Orientação profissional; Serviços psicológicos; Escolhas vocacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )