SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Avaliação de um serviço de orientação profissional: a perspectiva de ex-usuários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

GAVILAN, Mirta  e  LABOURDETTE, Sergio. A orientação e a educação: um estudo em áreas de alta vulnerabilidade psicosocial. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 103-114. ISSN 1984-7270.

O presente estudo resume a pesquisa “A orientação vocacional ocupacional de escolas denominadas de alta vulnerabilidade psicosocial”, realizada no período de 2002 a 2006, no distrito de La Plata, Berisso y Ensenada, Buenos Aires, Argentina. O objetivo foi conhecer o nível de intervenção, metodologias e práticas da orientação nessas escolas, cujos alunos finalizam o Ensino Médio, mas não ingressam e/ou permanecem no nível superior de ensino e nem em um trabalho qualificado. Nesse trabalho de campo realizado com populações de alta vulnerabilidade psicosocial foram aplicados os procedimentos teóricos, metodológicos e técnicos para assegurar a validade e a confiabilidade dos resultados. Foi possível avaliar a real situação educativo-social, os déficits orientadores, assim como o funcionamento dos distintos setores que compõem a comunidade educativa: alunos, pais, docentes, corpos diretivos e profissionais, e também seus recursos.

Palavras-chave : Orientação vocacional ocupacional; Aconselhamento; Vulnerabilidade psicosocial; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )