SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Frank Parsons: trajetória do pioneiro da orientação vocacional, profissional e de carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

GONCALVES, Carlos Manuel  e  COIMBRA, Joaquim Luís. O papel dos pais na construção de trajectórias vocacionais dos seus filhos. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 1-17. ISSN 1984-7270.

Partindo de uma abordagem construtivista e ecológica do desenvolvimento vocacional, este estudo visa analisar as acções intencionais ou não que os pais realizam para apoiarem os seus filhos na construção de trajectórias vocacionais em momentos do seu percurso vocacional, nomeadamente: (a) proporcionando-lhes actividades concretas de exploração vocacional; (b) acompanhando-os e apoiando-os nas várias etapas de formação, concretamente nos momentos em que têm que realizar escolhas vocacionais (c) nos discursos emergentes transaccionados no contexto da família acerca dos significados atribuídos ao trabalho. A amostra é constituída por 20 adolescentes do 9º e 12º anos e seus respectivos pais da Região Norte de Portugal. Através da análise das 40 entrevistas semi-estruturadas tenta-se perceber qual o papel activo que os pais assumem no apoio aos seus filhos nos momentos das escolha vocacionais, e, simultaneamente, analisar como os filhos experienciam esta influência familiar na construção das suas trajectórias vocacionais. Apresentam-se e discutem-se os resultados, tirando as respectivas implicações para a intervenção psicológica.

Palavras-chave : Ecológica; Exploração; Significados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License