SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Parents’ role in the construction of their children’s careerPsychological assessment in dynamic processes of individual vocational guidance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

RIBEIRO, Marcelo Afonso  and  UVALDO, Maria da Conceição Coropos. Frank Parsons: trajetória do pioneiro da orientação vocacional, profissional e de carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 19-31. ISSN 1984-7270.

Frank Parsons é considerado na literatura internacional o pai da orientação vocacional, profissional e de carreira, em função de seu pioneirismo na sistematização teórico-técnica dos primeiros trabalhos da área realizados em Boston nos Estados Unidos. Apesar dessa constatação, não existe na literatura brasileira nenhum artigo ou livro dedicado a ele, nem mesmo seus escritos estão traduzidos para a língua portuguesa, gerando uma lacuna para os estudiosos da Orientação Profissional no Brasil. Esse artigo vem no sentido de resgatar a história de um dos mais importantes nomes da Orientação Profissional, desmistificando algumas idéias a respeito do autor. Ele apresenta e comenta a trajetória de vida e as principais idéias e métodos de Parsons, que estão, basicamente, descritos no livro “Choosing a Vocation” de 1909, que permanece inédito no Brasil, tentando levantar suas contribuições para o futuro da Orientação Profissional.

Keywords : Orientação vocacional; Orientação de carreira; Escolha profissional; Frank Parsons; Orientação profissional história.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License