SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Frank Parsons: trajetória do pioneiro da orientação vocacional, profissional e de carreiraO BBT: Teste de Fotos de Profissões em Adultos e Adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

NASCIMENTO, Regina Sonia Gattas Fernandes do. Avaliação psicológica em processos dinâmicos de orientação vocacional individual. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 33-44. ISSN 1984-7270.

Trata-se de um trabalho, fundamentado em textos teóricos e em ampla experiência profissional na área, que procura integrar a área da avaliação com a da orientação vocacional. A perspectiva considerada para a orientação vocacional com base na abordagem dinâmica, que considera a escolha da profissão e da carreira como multideterminada, incluindo aspectos subjetivos e objetivos. Quanto à utilização de testes psicológicos é feita uma argumentação, considerando a situação atual da avaliação psicológica e dos testes psicológicos em nosso país. No final do texto são apresentados argumentos para a integração dos instrumentos de medida, que podem contribuir para esclarecer o processo da escolha.

Palavras-chave : Orientação vocacional; Escolha de carreira; Processo dinâmico; Avaliação psicológica testes psicológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License