SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Reflexões sobre o vestibular para a carreira de música da UNICAMP: um estudo preliminar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

PEREIRA, Fábio Nogueira  e  GARCIA, Agnaldo. Amizade e escolha profissional: influência ou cooperação?. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 71-86. ISSN 1984-7270.

A relação entre as amizades e a escolha profissional é um campo pouco explorado em orientação profissional. Este artigo relata pesquisa realizada com 96 estudantes de Ensino Médio de uma escola particular acerca do tema com o objetivo de investigar a participação dos amigos na escolha profissional e as implicações da escolha nos relacionamentos. Os resultados dos questionários aplicados revelam que: 93% das garotas e 80% dos rapazes conversam com seus amigos sobre seu futuro profissional; 30,2% das garotas e 33,3% dos rapazes perceberam influência de seus amigos em sua escolha; 65,1% das garotas e 82,2% dos rapazes não percebem implicações de sua escolha sobre seus relacionamentos; 48,8% das garotas e 55,5% dos rapazes consideram a si mesmos como a pessoa mais importante na decisão de seu futuro profissional.

Palavras-chave : Escolha profissional; Amizade; Adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License