SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Professional guidance of students that have enrolled in higher educationDrawings featuring professionals at work and story telling: development and psychodynamic characteristics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; SILVA, Bárbara Maria Barbosa  and  BARDAGI, Marúcia Patta. Produção científica em orientação profissional: uma análise da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 25-40. ISSN 1984-7270.

A avaliação da produção científica em diferentes áreas permite um monitoramento da evolução das pesquisas e discussões teóricas que despertam o interesse de profissionais e pesquisadores. Este trabalho teve por objetivo realizar um mapeamento dos artigos publicados pela Revista da ABOP e Revista Brasileira de Orientação Profissional, principais veículos de divulgação da área no país. Foram analisados 11 volumes da revista, publicados entre 1997 e 2006, num total de 85 artigos. Os principais resultados mostram que a proporção de estudos empíricos aumentou com o tempo, e que ainda é pequena a colaboração entre pesquisadores e diferentes centros de pesquisa. Além disso, existe uma grande dispersão de temas estudados, sugerindo que a área da Orientação Profissional no Brasil necessita de maior articulação em torno de grandes temas de interesse.

Keywords : Metaciência; Orientação profissional; Revisão de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License