SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Scientific literature on carrer counseling: an analysis about the Brazilian Journal of Vocational GuidanceProfession and society in the life project of adolescents receiving vocational guidance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

LEMOS, Caioá Geraiges de. Desenhos de profissionais com estórias: desenvolvimento e características psicodinâmicas. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 41-55. ISSN 1984-7270.

Este artigo apresenta uma nova versão do Procedimento de Desenhos-Estórias, denominado Procedimento de Desenhos de Profissionais com Estórias - DP-E, assim como as principais características psicodinâmicas encontradas ao longo da seqüência dos pedidos. Este instrumento de avaliação psicológica foi desenvolvido com o objetivo de investigar os aspectos psicológicos das escolhas profissionais de adolescentes no atendimento em Orientação Profissional. Nesta variação temática do Procedimento, os adolescentes foram solicitados a desenhar e contar estórias de profissionais em quatro diferentes situações: (1) um profissional fazendo alguma coisa, (2) um profissional realizado, fazendo alguma coisa; (3) um profissional em crise, fazendo alguma coisa e (4) você, na sua profissão futura, fazendo alguma coisa. A amostra foi composta de 40 alunos de ambos os sexos da 3ª série do Ensino Médio provenientes de escolas públicas e particulares da cidade de São Paulo. Os resultados mostram que o DP-E suscita questões relacionadas ao desejo na vida profissional (primeiro pedido), ao ideal de ego (segundo pedido), ao temor da perda desse ideal (terceiro pedido) e finalmente, no quarto pedido à possibilidade de elaboração das questões anteriormente propostas e a projeção de si mesmo enquanto profissional no futuro.

Keywords : Adolescente; Orientação profissional; Avaliação psicológica; Desenhos de profissionais com estórias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License