SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Produción científica en orientación profesional: un análisis de la Revista Brasileña de Orientación ProfesionalProfesión y sociedad en el proyecto de vida de adolescentes en orientación profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

LEMOS, Caioá Geraiges de. Desenhos de profissionais com estórias: desenvolvimento e características psicodinâmicas. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 41-55. ISSN 1984-7270.

Este artigo apresenta uma nova versão do Procedimento de Desenhos-Estórias, denominado Procedimento de Desenhos de Profissionais com Estórias - DP-E, assim como as principais características psicodinâmicas encontradas ao longo da seqüência dos pedidos. Este instrumento de avaliação psicológica foi desenvolvido com o objetivo de investigar os aspectos psicológicos das escolhas profissionais de adolescentes no atendimento em Orientação Profissional. Nesta variação temática do Procedimento, os adolescentes foram solicitados a desenhar e contar estórias de profissionais em quatro diferentes situações: (1) um profissional fazendo alguma coisa, (2) um profissional realizado, fazendo alguma coisa; (3) um profissional em crise, fazendo alguma coisa e (4) você, na sua profissão futura, fazendo alguma coisa. A amostra foi composta de 40 alunos de ambos os sexos da 3ª série do Ensino Médio provenientes de escolas públicas e particulares da cidade de São Paulo. Os resultados mostram que o DP-E suscita questões relacionadas ao desejo na vida profissional (primeiro pedido), ao ideal de ego (segundo pedido), ao temor da perda desse ideal (terceiro pedido) e finalmente, no quarto pedido à possibilidade de elaboração das questões anteriormente propostas e a projeção de si mesmo enquanto profissional no futuro.

Palabras clave : Adolescente; Orientação profissional; Avaliação psicológica; Desenhos de profissionais com estórias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License