SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Drawings featuring professionals at work and story telling: development and psychodynamic characteristicsClient profile analysis of an university career guidance service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

VALORE, Luciana Albanese  and  VIARO, Renee Volpato. Profissão e sociedade no projeto de vida de adolescentes em orientação profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 57-70. ISSN 1984-7270.

Este trabalho investiga as expectativas quanto ao projeto de vida e a relação profissão e sociedade no discurso de estudantes do Ensino Médio participantes de um projeto de orientação profissional. Considerando-se os cenários sociais contemporâneos, formulou-se a hipótese de que tal projeto seria de caráter predominantemente individualista. A partir da análise institucional dos discursos, observou-se que, embora o projeto individual pareça ser influenciado pela totalidade histórica, as imagens sociais da profissão sugerem uma certa resistência aos discursos orientados pela lógica do mercado, evidenciando valores tradicionais como o altruísmo e a solidariedade, em uma perspectiva humanitária da profissão. Tal resultado destaca a importância da orientação profissional como prática voltada, também, para a possibilidade de ruptura de discursos socialmente instituídos.

Keywords : Contemporaneidade; Projeto de vida; Adolescência; Profissão; Sociedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License