SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Desenhos de profissionais com estórias: desenvolvimento e características psicodinâmicasAnálise do perfil da clientela de um serviço universitário de orientação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

VALORE, Luciana Albanese  e  VIARO, Renee Volpato. Profissão e sociedade no projeto de vida de adolescentes em orientação profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 57-70. ISSN 1984-7270.

Este trabalho investiga as expectativas quanto ao projeto de vida e a relação profissão e sociedade no discurso de estudantes do Ensino Médio participantes de um projeto de orientação profissional. Considerando-se os cenários sociais contemporâneos, formulou-se a hipótese de que tal projeto seria de caráter predominantemente individualista. A partir da análise institucional dos discursos, observou-se que, embora o projeto individual pareça ser influenciado pela totalidade histórica, as imagens sociais da profissão sugerem uma certa resistência aos discursos orientados pela lógica do mercado, evidenciando valores tradicionais como o altruísmo e a solidariedade, em uma perspectiva humanitária da profissão. Tal resultado destaca a importância da orientação profissional como prática voltada, também, para a possibilidade de ruptura de discursos socialmente instituídos.

Palavras-chave : Contemporaneidade; Projeto de vida; Adolescência; Profissão; Sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License