SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Profession and society in the life project of adolescents receiving vocational guidance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

SOUZA, Luciana Karine de. Análise do perfil da clientela de um serviço universitário de orientação profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 71-86. ISSN 1984-7270.

As novas exigências para ingresso e permanência no mercado de trabalho conduziram a um notável crescimento na busca por atendimento em orientação profissional, levando a alterações no perfil dos clientes. O presente estudo investigou o perfil do público que buscou atendimento no Centro de Avaliação Psicológica, Seleção e Orientação Profissional (CAP-SOP) da UFRGS, no período entre 2001 e 2004. Foram analisadas 1058 fichas de inscrição, focalizando-se itens tais como: sexo, idade, escolaridade, atividade remunerada, tipo de encaminhamento e de atendimento. Um estudo derivado foi realizado com 100 indivíduos com experiência universitária. Dentre os principais resultados observou-se uma ampliação da faixa etária dos inscritos, com mais atendimentos individuais com adultos, especialmente mulheres com diploma universitário. O mapeamento do público inscrito no CAP-SOP permite acompanhar alterações em seu perfil, e apontar aspectos que sugerem tanto a revisão de procedimentos do Serviço como novas perguntas de pesquisa sobre o perfil do orientando.

Keywords : Clientela; Atendimento; Orientação profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License