SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Profesión y sociedad en el proyecto de vida de adolescentes en orientación profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

SOUZA, Luciana Karine de. Análise do perfil da clientela de um serviço universitário de orientação profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 71-86. ISSN 1984-7270.

As novas exigências para ingresso e permanência no mercado de trabalho conduziram a um notável crescimento na busca por atendimento em orientação profissional, levando a alterações no perfil dos clientes. O presente estudo investigou o perfil do público que buscou atendimento no Centro de Avaliação Psicológica, Seleção e Orientação Profissional (CAP-SOP) da UFRGS, no período entre 2001 e 2004. Foram analisadas 1058 fichas de inscrição, focalizando-se itens tais como: sexo, idade, escolaridade, atividade remunerada, tipo de encaminhamento e de atendimento. Um estudo derivado foi realizado com 100 indivíduos com experiência universitária. Dentre os principais resultados observou-se uma ampliação da faixa etária dos inscritos, com mais atendimentos individuais com adultos, especialmente mulheres com diploma universitário. O mapeamento do público inscrito no CAP-SOP permite acompanhar alterações em seu perfil, e apontar aspectos que sugerem tanto a revisão de procedimentos do Serviço como novas perguntas de pesquisa sobre o perfil do orientando.

Palabras clave : Clientela; Atendimento; Orientação profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License