SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Funcionamento e desenvolvimento das crenças de auto-eficácia: uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

INACIO, Patrícia  e  GAMBOA, Vítor. A auto-eficácia na utilização da internet para a pesquisa de informação escolar e profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 13-28. ISSN 1984-7270.

Esta investigação tem como objectivo geral analisar a auto-eficácia, na pesquisa de informação escolar e profissional na internet, em alunos do 7º, 9º e 12º anos de escolaridade. Trata-se de um estudo com uma amostra de 187 estudantes (M=15,01; DP=2,142), de ambos os sexos, dos quais 33,2% frequentam o 7º ano, 34,2% o 9º ano e 32,6% o 12º ano. Os resultados da análise da regressão linear múltipla (método stepwise) sugerem que a auto-eficácia na internet para a pesquisa de informação escolar e profissional prediz a actividade exploratória nesse domínio. À medida que se avança no ano de escolaridade, maior é o nível de auto-eficácia entre os estudantes, sendo que são os alunos do 12º ano os que mais confiantes se sentem para realizar as actividades inerentes ao comportamento exploratório na internet sobre carreiras.

Palavras-chave : Internet; Auto-eficácia; Desenvolvimento profissional; Informação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License