SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A auto-eficácia na utilização da internet para a pesquisa de informação escolar e profissionalSeriam as âncoras de carreiras estáveis ou mutantes?: um estudo com profissionais de Administração em transição de carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

NUNES, Maiana Farias Oliveira. Funcionamento e desenvolvimento das crenças de auto-eficácia: uma revisão. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 29-42. ISSN 1984-7270.

Esse artigo teórico busca apresentar aspectos pertinentes à Teoria Sócio-cognitiva, mais especificamente os que dizem respeito às crenças de auto-eficácia. São abordadas as fontes de auto-eficácia (experiências pessoais, aprendizagem vicária, persuasão verbal e indicadores fisiológicos), os processos cognitivos para a formação dessas crenças, e os vieses de interpretação que podem levar a crenças disfuncionais. Adicionalmente, é feito um resumo sobre a aplicação dessa teoria no desenvolvimento de carreira, com vistas a refletir sobre outros mecanismos sócio-cognitivos como as expectativas de resultado e os interesses vocacionais. Algumas pesquisas são citadas a título de ilustração da aplicação de alguns pressupostos teóricos à Orientação Profissional.

Palavras-chave : Teoria sócio-cognitiva; Crenças de auto-eficácia; Desenvolvimento de carreira; Orientação vocacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License