SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Functioning and development of self-efficacy beliefs: a reviewNormative patterns for adolescents’ responses to the BBT-BR: checking the updating of available norms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

KILIMNIK, Zélia Miranda; SANT'ANNA, Anderson de Souza; OLIVEIRA, Luiz Cláudio Vieira de  and  BARROS, Delba Teixeira Rodrigues. Seriam as âncoras de carreiras estáveis ou mutantes?: um estudo com profissionais de Administração em transição de carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 43-60. ISSN 1984-7270.

Este artigo apresenta uma análise da evolução do conceito de carreira e seus diversos significados, bem como resultados de estudo comparativo e longitudinal de casos junto a profissionais da área de Administração, objetivando investigar auto-percepções e aspirações (âncoras) de carreira. Foram realizadas doze entrevistas em profundidade, com aplicação do Inventário de Âncoras de Carreira de Edgar Schein, tendo sido repetido o mesmo processo após dois anos. Como resultados, a âncora Estilo de Vida foi a mais frequentemente enfatizada, em ambas as aplicações, refletindo a importância atribuída ao equilíbrio entre vida familiar e trabalho. Observou-se, também, que as principais âncoras diagnosticadas tendem a se manter, ao longo do tempo. Em alguns casos, no entanto, as posições se invertem, com as âncoras secundárias passando para primeiro plano. Em outros, constata-se reconfiguração das âncoras, associadas a transições de carreira. Verifica-se, ainda, que as trajetórias de carreira dos pesquisados tornam-se, com o passar do tempo, mais aderentes ao moderno modelo de carreira, ou seja, do tipo proteano.

Keywords : Carreiras; Trajetórias de carreira; Âncoras de carreira; Gestão de carreiras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License