SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Are career paths stable or changeable?: a study with professionals from the Administration area, in career transitionReinterpretation of an experience in Career Guidance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

JARDIM-MARAN, Maria Luisa Casillo. Padrões normativos do BBT-BR em adolescentes: uma verificação da atualidade das normas disponíveis. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 61-74. ISSN 1984-7270.

Dentre os objetivos da Orientação Vocacional está o auxílio a indivíduos com dúvidas na escolha profissional, podendo-se recorrer, tecnicamente, a instrumentos de avaliação psicológica como estratégias relevantes para otimizar o trabalho do psicólogo. O Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) destaca-se como instrumento adequado para avaliar motivações e interesses profissionais na realidade sócio-cultural brasileira contemporânea. O presente trabalho examinou as normas elaboradas para o BBT-Br em adolescentes, comparando-se padrões de desempenho em duas épocas distintas. Neste estudo foram avaliados 60 estudantes do terceiro ano do ensino médio público e particular de Ribeirão Preto-SP, de 16 a 19 anos de idade, de ambos os sexos. Os resultados mostram que os dados relacionados à produtividade e às estruturas de inclinação profissional mostraram-se semelhantes àqueles encontrados no processo de normatização original da técnica, podendo-se concluir pela adequação dos referenciais normativos do BBT-Br para adolescentes.

Keywords : BBT; Orientação profissional; Normas; Avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License