SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1¿Son estables o cambiantes las anclas de carrera?: un estudio con profesionales de Administración en transición de carreraReinterpretación de la experiencia de Orientación Profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

JARDIM-MARAN, Maria Luisa Casillo. Padrões normativos do BBT-BR em adolescentes: uma verificação da atualidade das normas disponíveis. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 61-74. ISSN 1984-7270.

Dentre os objetivos da Orientação Vocacional está o auxílio a indivíduos com dúvidas na escolha profissional, podendo-se recorrer, tecnicamente, a instrumentos de avaliação psicológica como estratégias relevantes para otimizar o trabalho do psicólogo. O Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) destaca-se como instrumento adequado para avaliar motivações e interesses profissionais na realidade sócio-cultural brasileira contemporânea. O presente trabalho examinou as normas elaboradas para o BBT-Br em adolescentes, comparando-se padrões de desempenho em duas épocas distintas. Neste estudo foram avaliados 60 estudantes do terceiro ano do ensino médio público e particular de Ribeirão Preto-SP, de 16 a 19 anos de idade, de ambos os sexos. Os resultados mostram que os dados relacionados à produtividade e às estruturas de inclinação profissional mostraram-se semelhantes àqueles encontrados no processo de normatização original da técnica, podendo-se concluir pela adequação dos referenciais normativos do BBT-Br para adolescentes.

Palabras clave : BBT; Orientação profissional; Normas; Avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License