SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Padrões normativos do BBT-BR em adolescentes: uma verificação da atualidade das normas disponíveisOs (novos) interlocutores no desenvolvimento vocacional de jovens: Uma experiência de consultoria a professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SILVA, Cláudia Sampaio Corrêa da; OURIQUE, Luciana Rubensan; OLIVEIRA, Manoela Ziebell de  e  REIS, Marcia Giovana Pedruzzi. Ressignificação da experiência de Orientação Profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 75-86. ISSN 1984-7270.

O presente estudo investigou como os clientes atendidos em um serviço-escola de orientação profissional (OP) ressignificam essa experiência. Ressignificação consiste na capacidade do ser humano de, a partir da reflexão acerca de um acontecimento vivenciado, atribuir-lhe significados, ora distintos ora semelhantes à significação atribuída na época. Participaram do estudo 10 clientes, atendidos entre 2001 e 2005, que responderam individualmente a uma entrevista semi-estruturada. Dentre os resultados, destaca-se que o fato de que a própria entrevista mostrou-se disparadora de um processo de ressignificação, no qual o indivíduo pôde reconstruir o percurso vivenciado na OP e novamente atribuir-lhe sentido. Constatou-se que a oportunidade de ressignificar a experiência vivida e a forma como ela se insere no projeto de carreira possibilita a obtenção de resultados mais duradouros e de aprendizagens transferíveis. Assim, sugere-se que no processo de OP o orientador esteja atento à entrevista final, para que esta provoque estruturada e intencionalmente a emergência do significado das experiências de OP.

Palavras-chave : Ressignificação; Orientação profissional; Entrevistas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License