SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Ressignificação da experiência de Orientação ProfissionalA formação profissional de estudantes de administração: uma experiência de estágio social com jovens abrigados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MOUTA, Ana  e  NASCIMENTO, Inês. Os (novos) interlocutores no desenvolvimento vocacional de jovens: Uma experiência de consultoria a professores. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 87-101. ISSN 1984-7270.

Os professores constituem figuras proeminentes na formação e preparação dos jovens para a vida activa e para a cidadania, sendo neles, em geral, depositadas fortes expectativas em termos do apoio e da facilitação do processo de desenvolvimento vocacional. Ao tradicional papel do professor, acrescenta-se, deste modo, um mandato informal que pode desencadear no profissional um certo grau de questionamento acerca dos seus próprios valores, interesses e representações acerca de si e do seu papel na escola e na sociedade. O artigo que se apresenta descreve um projecto de consultoria a professores no domínio vocacional, que terá contribuído para (1) a compreensão das variáveis críticas no processo de desenvolvimento vocacional, (2) a exploração do papel do professor enquanto agente activo nesse desenvolvimento e (3) a organização de estratégias de infusão curricular de objectivos de exploração vocacional no âmbito das suas disciplinas específicas, ao mesmo tempo que permitiu a complexificação da visão relativa aos factores que estão implicados no desenvolvimento vocacional.

Palavras-chave : Consultoria vocacional; Professores; Infusão curricular; Orientação vocacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License