SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A formação profissional de estudantes de administração: uma experiência de estágio social com jovens abrigados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

AGUIAR, Fernando Henrique Rezende  e  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. A Orientação Vocacional na perspectiva neo-reichiana: contribuições do grounding. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 115-128. ISSN 1984-7270.

A escolha vocacional implica em um profundo contato do sujeito consigo mesmo e com a realidade que o cerca. As teorias neo-reichianas incluem o corpo no processo terapêutico e oferecem contribuições à orientação vocacional ao desenvolver a autonomia e aumentar a autopercepção dos indivíduos por meio do grounding e de outros tipos de exercícios. O objetivo deste estudo é descrever uma experiência de trabalhos corporais em um processo de orientação com um grupo de 10 adolescentes do último ano do ensino médio da rede pública. Observou-se que os participantes evoluíram de uma perspectiva mais imatura, fantasiosa e de pouca percepção corporal, para uma maior consciência de si mesmo, facilitando o processo de decisão, com maior clareza e confiança sobre a escolha vocacional.

Palavras-chave : Orientação vocacional; Grounding; Consciência; Adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License