SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A abordagem sócio-cognitiva no aconselhamento vocacional: uma reflexão sobre a evolução dos conceitos e da prática da orientação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

GONZALEZ BELLO, Julio. Reconceitualização da Orientação Educacional na contemporaneidade. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 1-8. ISSN 1984-7270.

A mudança é a situação mais constante no mundo e a área da Orientação Educacional e Profissional não poderia ser exceção. Há algum tempo os profissionais que se dedicam a essa área têm direcionado o foco de interesse para a redefinição da teoria e reconceitualização da prática. Destaca-se, neste estudo, a necessidade de que os trabalhadores dessa área se profissionalizem cada vez mais como especialistas em desenvolvimento humano e com conhecimentos sólidos nas áreas da Educação, Psicologia e Sociologia, devendo possuir competências para atender com eficácia e eficiência às demandas da sociedade. Nesse sentido, a Associação Internacional para a Orientação Educacional e Vocacional iniciou um trabalho que é relevante.

Palavras-chave : Orientação educacional; Reconceitualização; Orientação profissional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License