SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuaisAdaptação e validação da Escala Combinada de Atitudes da Maturidade de Carreira (CDA): versão para estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BARDAGI, Marucia Patta  e  HUTZ, Cláudio Simon. Apoio parental percebido no contexto da escolha inicial e da evasão de curso universitário. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 31-44. ISSN 1984-7270.

O apoio familiar é fundamental no desenvolvimento de carreira de adolescentes e adultos jovens, mas são raras as pesquisas sobre a participação familiar no momento da evasão de curso. Este estudo investigou o apoio percebido à escolha e à evasão em universitários, três mulheres e cinco homens entre 20 e 25 anos, que abandonaram o curso em diferentes momentos da graduação. Através de entrevistas identificou-se pouca comunicação familiar sobre carreira no período da escolha e da saída do curso. Ainda, o medo de desapontar as expectativas familiares gera ansiedade nos estudantes e adia a evasão. Estes resultados apontam a importância da participação parental no processo de escolha e a necessidade de maior aproximação familiar durante a graduação.

Palavras-chave : Universidade; Apoio parental; Evasão do curso; Carreira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License