SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Apoio parental percebido no contexto da escolha inicial e da evasão de curso universitárioGeneratividade e vínculos com a carreira e a organização: problematizando as bases do comprometimento organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

OLIVEIRA, Marina Cardoso de  e  COLETA, Marília Ferreira Dela. Adaptação e validação da Escala Combinada de Atitudes da Maturidade de Carreira (CDA): versão para estudantes universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 45-65. ISSN 1984-7270.

Este estudo teve por objetivo verificar a validade e a confiabilidade da Escala Combinada de Atitudes da Maturidade de Carreira (CDA), versão para estudantes universitários. Participaram deste estudo 581 universitários de instituições públicas e particulares. Os resultados das análises fatoriais e teste de confiabilidade confirmaram a estrutura fatorial proposta no modelo original e indicaram boa confiabilidade (a=0,89). Os testes de correlação e análises de variância mostraram evidências de validade. De modo geral, os resultados obtidos nesta pesquisa conferem validade à escala CDA para uso em futuras pesquisas e na avaliação de programas de orientação de carreira destinados aos universitários brasileiros. Mais pesquisas ainda são necessárias para conferir validade a este instrumento para fins de diagnóstico individual.

Palavras-chave : Desenvolvimento de carreira; Maturidade de carreira; Validação de instrumentos; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License