SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Generatividade e vínculos com a carreira e a organização: problematizando as bases do comprometimento organizacionalProfissionalização do educador de creche: negociações identitárias no momento de formação em nível médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

ARAUJO, Uajará Pessoa et al. Expectativas e estratégias de ação em relação à inserção profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 81-96. ISSN 1984-7270.

Este estudo objetiva investigar a visão de alunos de engenharia, de duas Instituições Federais de Ensino Superior, sobre inserção profissional. Os dados foram obtidos por meio de um questionário composto por questões derivadas das Teorias X e Y e de outras questões demográficas e específicas a seu propósito, e tratados por meio de análise multivariada. Os resultados mostram a existência de relações, com significância estatística, entre as expectativas quanto ao emprego, as estratégias levadas a cabo para a consecução dessas expectativas e algumas variáveis consideradas relevantes: sexo, escola, curso e experiência profissional. Essas relações mereceriam ser consideradas e receber um tratamento apropriado, tanto por parte de educadores quanto por ocasião de eventual orientação profissional, com o objetivo de reduzir a probabilidade de dissonância na transição entre estudante-engenheiro.

Palavras-chave : Orientação vocacional; Ensino superior; Inserção profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License