SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Expectativas y estrategias de acción con relación a la inserción profesionalTornarse psicólogo: experiencia de Psico-oncología práctica en equipo multiprofesional de salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

BEZERRA, Delma Rosa dos Santos  y  SOARES-SILVA, Ana Paula. Profissionalização do educador de creche: negociações identitárias no momento de formação em nível médio. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 97-112. ISSN 1984-7270.

Desde 1996, momento em que as creches e pré-escola foram inseridas na educação, vêm acontecendo mudanças significativas na área da Educação Infantil. Uma delas diz respeito à formação dos profissionais dessa área que, com a lei 9.394/96, passou a ser exigida pelo menos em nível médio. A partir disso, alguns sistemas municipais de ensino se mobilizaram criando e oferecendo cursos aos educadores. Reconhecendo a relevância histórica dessa medida para a educação brasileira, este estudo procurou compreender as negociações identitárias e os sentidos de ser educadora, construídos por quatro profissionais de uma creche pública, que estavam em processo de formação. Fundamentado nas perspectivas da Narrativa e da Rede de Significações (RedSig), a pesquisa revelou que o processo de construção da identidade profissional foi marcado por um aprender a ser educadora pela imitação das colegas, pela negociação entre identidades sociais, profissionais e pessoais e pelo confronto entre saberes práticos/conhecimentos. As educadoras re-significaram seus papéis negando/afirmando possibilidades que o curso trouxe de mudanças às suas vidas profissionais e pessoais.

Palabras clave : Identidade; Creche; Formação profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License