SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Profissionalização do educador de creche: negociações identitárias no momento de formação em nível médioOrientabilidade ao longo de um processo grupal com adolescentes: relato de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio; VILELA E SOUZA, Laura  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Tornar-se psicólogo: experiência de estágio de Psico-oncologia em equipe multiprofissional de saúde. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 113-125. ISSN 1984-7270.

O objetivo do trabalho é discutir a construção da identidade profissional do estagiário de Psicologia a partir da atuação de estudantes quintoanistas em um serviço público de atenção multiprofissional em saúde, com pacientes mastectomizadas (REMA/EERP-USP). Os dados foram obtidos por meio dos registros de observações dos atendimentos realizados pela equipe e das supervisões recebidas durante um ano de intervenção. Os dados foram analisados com base no referencial psicoeducativo. Os resultados revelam que, além da aprendizagem sobre a temática do câncer, os estudantes puderam desenvolver o conhecimento sobre novas possibilidades da intervenção psicológica, ao realizarem atividades de caráter não-clínico junto às pacientes e também ao participarem de supervisões e reuniões da equipe multiprofissional. Discute-se que essas atividades contribuíram para caracterizar o papel profissional, possibilitando a ressignificação do fazer psicológico e a assunção de uma identidade profissional comprometida com a realidade, oferecendo ao estudante a possibilidade de se formar de maneira menos estereotipada, desenvolvendo um espírito questionador, empreendedor e criativo.

Palavras-chave : Identidade profissional; Formação profissional; Formação do psicólogo; Psico-oncologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License