SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Becoming a psychologist: a Psycho-oncology training experience with a multiprofessional health staffCareer counseling as a therapeutical method and rehabilitator of chronic patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

SELIG, Gabrielle Ana  and  VALORE, Luciana Albanese. Orientabilidade ao longo de um processo grupal com adolescentes: relato de uma experiência. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 127-140. ISSN 1984-7270.

Fundamentado em uma experiência grupal com adolescentes, o estudo relata a trajetória de sete jovens em relação à problemática vocacional. Analisa aspectos do diagnóstico de orientabilidade, antes e após o processo, valendo-se de dados qualitativos obtidos na entrevista inicial, devolutiva e no atendimento grupal. Observou-se uma facilitação da escolha favorecida pela diminuição da ansiedade, pelo estabelecimento de uma relação transferencial de aspiração e pela superação da situação problemática. Os resultados parecem estar relacionados às condições pessoais de orientabilidade apresentadas por ocasião do ingresso no grupo, o que ratifica a necessidade do diagnóstico de orientabilidade. Os resultados também sinalizam a importância da participação da escola e da família na construção de uma postura autônoma, como fator potencializador dos benefícios da orientação profissional.

Keywords : Orientabilidade; Avaliação psicológica; Escolha profissional; Adolescentes; Orientação vocacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License