SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Orientabilidade ao longo de um processo grupal com adolescentes: relato de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BRITO, Daniela Cristina Sampaio de  e  BARROS, Delba Teixeira Rodrigues. A Orientação Profissional como método terapêutico e reabilitador de pacientes portadores de doenças crônicas. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 141-148. ISSN 1984-7270.

A Orientação Profissional pode ser utilizada como um importante recurso reabilitador em pacientes com determinados diagnósticos, principalmente referentes à doença crônica, em função dos amplos impactos que esta condição pode acarretar na vida do indivíduo. Esses impactos podem ser acentuados de acordo com o tipo de tratamento proposto, como por exemplo, a hemodiálise que ao mesmo tempo em que promove a melhora de alguns sintomas clínicos, pode provocar alterações comportamentais, desadaptação e comprometimento na vida social, afetiva e ocupacional. O estudo de caso ilustrado refere-se a uma adolescente portadora de insuficiência renal crônica que obteve significativa melhora em sua qualidade de vida após um trabalho terapêutico e de orientação profissional.

Palavras-chave : Orientação profissional; Doença crônica; Reabilitação; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License