SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Avaliação de uma intervenção cognitivo-evolutiva em orientação profissional com um grupo de adolescentes brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SOBRAL, Joana Mafalda; GONCALVES, Carlos Manuel  e  COIMBRA, Joaquim Luís. A influência da situação profissional parental no desenvolvimento vocacional dos adolescentes. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 11-22. ISSN 1984-7270.

Este estudo centra-se no impacto da situação profissional parental (emprego e desemprego) nos trajectos vocacionais dos filhos. Foi administrada a Escala de Exploração e Investimento Vocacional (EEIV) a 327 adolescentes do 9º e 12º anos de escolaridade de escolas públicas da região do Porto-Portugal. Os resultados indicam que os adolescentes filhos de pais empregados manifestam significativamente mais comportamentos de investimento vocacional do que os adolescentes filhos de pais desempregados. Além disso, os filhos de pais desempregados tendem a apresentar médias mais elevadas em termos de difusão vocacional e tendência a excluir opções do que os filhos de pais empregados. Os resultados são discutidos, retirando-se implicações para a intervenção psicológica e salientando-se direcções para futuras investigações.

Palavras-chave : Desemprego; Pais; Adolescentes; Desenvolvimento vocacional; Psicologia vocacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License