SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1La influencia de la situación profesional parental en el desarrollo vocacional de los adolescentesAdaptación de estudiantes internacionales a la universidad: un estudio con alumnos de un programa de convenio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

BARDAGI, Marúcia Patta  y  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Avaliação de uma intervenção cognitivo-evolutiva em orientação profissional com um grupo de adolescentes brasileiros. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 23-32. ISSN 1984-7270.

É crescente a oferta de intervenções em orientação profissional com adolescentes no Brasil, mas são poucos os estudos que avaliam os resultados destas intervenções. Este estudo avaliou o impacto da intervenção em orientação profissional sobre a indecisão, exploração vocacional e maturidade de carreira em 176 adolescentes entre 14 e 22 anos (66,3% mulheres e 33,7% homens, idade média de 17,2 anos), atendidos entre 2005 e 2007 em um serviço universitário. Os resultados apontaram aumento significativo nos níveis de exploração vocacional e maturidade após o atendimento, e diminuição significativa da indecisão. Esses resultados indicam o benefício da intervenção, mas ainda são necessários estudos que especifiquem quais aspectos do processo de atendimento são mais importantes para os resultados.

Palabras clave : Orientação vocacional; Avaliação de programa; Indecisão vocacional; Comportamento exploratório.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License