SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Evaluation of a cognitive-evolutive vocational guidance intervention with a group of Brazilian adolescentsViews about retirement: a follow-up study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

ANDRADE, Ana Maria Jung de  and  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Adaptação à universidade de estudantes internacionais: um estudo com alunos de um programa de convênio. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 33-44. ISSN 1984-7270.

Este estudo buscou avaliar adaptação e satisfação globais com o atual contexto de vida, principais dificuldades percebidas e satisfação com aspectos específicos entre alunos estrangeiros de graduação na UFRGS, vinculados ao Programa Estudante Convênio-Graduação (PEC-G). Participaram 29 estudantes (representando 50% da população), majoritariamente africanos. Os dados foram obtidos por meio de questionário. A maioria registrou níveis de adaptação razoáveis ou bons. As principais dificuldades relacionaram-se à família, saúde e moradia; e menor satisfação com atividades de lazer e assistência médica. Os serviços que buscariam neste momento seriam orientação de carreira, busca de moradia e assistência à saúde. A pesquisa evidencia a necessidade de considerar aspectos culturais no atendimento a estes alunos, especialmente no período de recepção, e a necessidade de novas pesquisas avaliando diferentes variáveis de adaptação.

Keywords : Estudantes estrangeiros; Estudantes universitários; Ajustamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License