SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1University adjustment of foreign students: a study with undergraduates in a covenant programThe intelligent careers and how they are perceived by means of organizational climate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

DUARTE, Camila Vianna. Expectativas diante da aposentadoria: um estudo de acompanhamento em momento de transição. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 45-54. ISSN 1984-7270.

O objetivo desse estudo foi investigar as expectativas de um grupo de pessoas em situação de aposentadoria. O estudo de caráter exploratório, de acompanhamento (follow-up) e descritivo, foi conduzido segundo enfoque de pesquisa qualitativa compreensivista. Participaram do estudo 15 homens e 15 mulheres (n=30), com idades variando de 40 a 69 anos, trabalhadores do setor privado, que deram entrada ao pedido de aposentadoria pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-dirigidas e das notas de campo do pesquisador. Ambos os instrumentos foram utilizados, em dois momentos: com os sujeitos prestes a se aposentar e após um período de aproximadamente doze meses. Os resultados evidenciam sentimentos de insegurança, decorrente ora da instabilidade financeira ora da ameaça da perda do papel social iminente. A situação de não-trabalho é associada ao envelhecimento em sua conotação negativa, somando-se à inatividade, ao fim da trajetória profissional e à perda das capacidades funcionais.

Keywords : Aposentadoria; Identidade profissional; Envelhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License