SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Expectativas diante da aposentadoria: um estudo de acompanhamento em momento de transiçãoProjeções juvenis: visões ocupacionais e marcas de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

DUTRA, Joel Souza; VELOSO, Elza Fátima Rosa; FISCHER, André Luiz  e  NAKATA, Lina Eiko. As carreiras inteligentes e sua percepção pelo clima organizacional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 55-70. ISSN 1984-7270.

Este artigo tem como objetivo efetuar uma análise descritiva sobre a percepção dos trabalhadores a respeito das competências das carreiras inteligentes: sabendo como, sabendo por que e sabendo com quem. Essa análise foi efetuada a partir de uma pesquisa de clima organizacional realizada em 2007, com 491 empresas atuantes no Brasil, envolvendo 83.576 questionários válidos. A amostra foi obtida por conveniência, a partir dos dados foi calculado o coeficiente de correlação de Pearson. Os resultados mostram a coerência entre essas competências na percepção dos respondentes, e embora não exista um perfil associado à percepção das competências, observou-se que as pessoas mais maduras percebem mais positivamente os três grupos de competências.

Palavras-chave : Desenvolvimento profissional; Competência profissional; Clima organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License