SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1As carreiras inteligentes e sua percepção pelo clima organizacionalContribuições de uma experiência de estágio em educação a distância para a formação do profissional da informação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

GRAF, Laila Priscila  e  DIOGO, Maria Fernanda. Projeções juvenis: visões ocupacionais e marcas de gênero. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 71-82. ISSN 1984-7270.

Apresenta-se neste artigo pesquisa sobre projeções ocupacionais juvenis sob um olhar generificado, objetivando contribuição às práticas de orientação profissional. Foram utilizados métodos qualitativos, partindo-se de redações sobre visões de futuro escritas por estudantes do ensino médio. Na análise dos dados, utilizou-se o método progressivo-regressivo, destacando-se a objetivação das subjetividades. Os resultados indicaram que a trilogia formação/emprego/trabalho revelou-se estruturante nos projetos dos rapazes e das moças, sendo a formação acadêmica considerada porta de acesso ao mercado de trabalho. A ascensão profissional foi descrita como rápida e sem obstáculos. Verificou-se que as diferenças entre os gêneros relacionaram-se às escolhas profissionais, à articulação realizada pelas moças entre projeções profissionais e familiares e aos rapazes circunscreverem-se mais à esfera econômica.

Palavras-chave : Projeto de vida; Orientação profissional; Ensino médio; Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License