SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Proyecciones juveniles: visiones ocupacionales y marcas de géneroMagia, religión y multiculturalidad: un reto para el orientador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

SCORSOLINI-COMIN, Fabio; GAMEIRO, Felipe José; INOCENTE, David Forli  y  MATIAS, Alberto Borges. Contribuições de uma experiência de estágio em educação a distância para a formação do profissional da informação. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 83-93. ISSN 1984-7270.

Este estudo exploratório objetivou discutir uma experiência de estágio em educação a distância e suas contribuições na formação profissional de estudantes de um curso de Ciências da Informação e da Documentação (CID). Realizou-se uma análise descritiva das atividades desenvolvidas por três estagiários, tendo como corpus o plano de estágio, os relatórios periódicos desses estudantes e as transcrições das observações em supervisão. Notou-se que os alunos adquiriram conhecimentos técnicos e atitudinais para a atuação na área, possibilitando a construção de agentes qualificados para investigar questões emergentes nas áreas de informação, tecnologia e aprendizagem. Relatou-se, entre os estagiários, a apropriação de uma visão sistêmica acerca da gestão da informação em uma empresa da área de educação, possibilitando uma reflexão acerca dos valores desenvolvidos no meio organizacional e o impacto desta experiência na formação profissional de cada um.

Palabras clave : Ciência da informação; Educação a distância; Formação profissional; Estágio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License