SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Um século depois de Frank Parsons: escolher uma profissão ou apostar na psicologia da construção da vida?Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

LASSANCE, Maria Célia  e  SARRIERA, Jorge Castellá. Carreira e saliência dos papéis: integrando o desenvolvimento pessoal e profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 15-31. ISSN 1984-7270.

O desenvolvimento humano dá-se em uma teia intrincada de relacionamentos, concretizados em papéis sociais. O conceito saliência de papel é definido como a importância relativa de um papel em relação a outros papéis que o indivíduo desempenha. Embora o conceito de saliência de papel esteja presente na literatura internacional em aconselhamento de carreira desde a década de 70, está ausente da literatura produzida no Brasil. Este estudo constitui-se em uma revisão da literatura internacional e objetiva compilar os principais achados da pesquisa na área, identificar instrumentos de medida da saliência e contextualizar a importância deste conceito para a pesquisa e intervenção em orientação de carreira na nova economia global.

Palavras-chave : Saliência; Papéis sociais; Identidade; Desenvolvimento de carreira; Orientação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License