SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Career and role salience: integrating personal and career developmentThe teachers’ role in the transmission of representations about vocacional issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

CARVALHO, Marisa. Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 33-41. ISSN 1984-7270.

Este estudo tem como objectivo analisar as perspectivas de pais, estudantes, professores e profissionais de orientação acerca do papel dos pais na implementação de escolhas de carreira dos seus filhos, à entrada no ensino secundário. Através do método de grounded theory foram investigadas as perspectivas de um total de 119 participantes (16 pais, 46 alunos, 34 professores e 23 profissionais de orientação) com recurso a um questionário de respostas abertas. Foram identificados os processos através dos quais os pais influenciam as escolhas de carreira assim como os efeitos desejáveis dessa mesma influência. Estes dados apontam a necessidade de expandir a intervenção vocacional, contemplando os diversos contextos de vida e o seu papel nas decisões de carreira.

Keywords : Pais; Orientação vocacional; Metodologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License