SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Carrera y prominencia de los papeles: integrando el desarrollo personal y profesionalEl papel del profesor en la transmisión de representaciones sobre cuestiones vocacionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

CARVALHO, Marisa. Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 33-41. ISSN 1984-7270.

Este estudo tem como objectivo analisar as perspectivas de pais, estudantes, professores e profissionais de orientação acerca do papel dos pais na implementação de escolhas de carreira dos seus filhos, à entrada no ensino secundário. Através do método de grounded theory foram investigadas as perspectivas de um total de 119 participantes (16 pais, 46 alunos, 34 professores e 23 profissionais de orientação) com recurso a um questionário de respostas abertas. Foram identificados os processos através dos quais os pais influenciam as escolhas de carreira assim como os efeitos desejáveis dessa mesma influência. Estes dados apontam a necessidade de expandir a intervenção vocacional, contemplando os diversos contextos de vida e o seu papel nas decisões de carreira.

Palabras clave : Pais; Orientação vocacional; Metodologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License