SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Carreira e saliência dos papéis: integrando o desenvolvimento pessoal e profissionalO papel do professor na transmissão de representações acerca de questões vocacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

CARVALHO, Marisa. Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 33-41. ISSN 1984-7270.

Este estudo tem como objectivo analisar as perspectivas de pais, estudantes, professores e profissionais de orientação acerca do papel dos pais na implementação de escolhas de carreira dos seus filhos, à entrada no ensino secundário. Através do método de grounded theory foram investigadas as perspectivas de um total de 119 participantes (16 pais, 46 alunos, 34 professores e 23 profissionais de orientação) com recurso a um questionário de respostas abertas. Foram identificados os processos através dos quais os pais influenciam as escolhas de carreira assim como os efeitos desejáveis dessa mesma influência. Estes dados apontam a necessidade de expandir a intervenção vocacional, contemplando os diversos contextos de vida e o seu papel nas decisões de carreira.

Palavras-chave : Pais; Orientação vocacional; Metodologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License