SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atoresRelações entre interesses vocacionais e fatores de personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

FERREIRA, Ana Filipa; NASCIMENTO, Inês  e  FONTAINE, Anne Marie. O papel do professor na transmissão de representações acerca de questões vocacionais. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 43-56. ISSN 1984-7270.

Encarando-se o professor como agente influente e promotor do desenvolvimento vocacional dos alunos, neste artigo descreve-se uma investigação que visou conhecer o conteúdo do discurso e das suas acções acerca de questões vocacionais. O plano metodológico contemplou duas componentes: (a) Observação de Aula e (b) Focus Group, sendo apresentados apenas os resultados da primeira. Nove professores de História do 9º ano do sistema educativo português participaram neste estudo. A investigação, de natureza qualitativa, permitiu concluir que os professores constroem e veiculam representações que influenciam directa e indirectamente o desenvolvimento vocacional dos alunos. Partiu-se ainda do conhecimento das suas formas de actuação para a identificação de pistas susceptíveis de contribuir para a transformação das suas práticas, propondo-se actividades de infusão curricular de objectivos de exploração vocacional.

Palavras-chave : Orientação vocacional; Professores; Infusão curricular; Representações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License