SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O papel do professor na transmissão de representações acerca de questões vocacionaisExtroversão e socialização em estudantes de psicologia e engenharia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

VALENTINI, Felipe  e  TEODORO, Maycoln Leôni Martins. Relações entre interesses vocacionais e fatores de personalidade. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 57-68. ISSN 1984-7270.

Esta pesquisa procurou explorar as relações entre o modelo Hexagonal de Holland (RIASEC) e os fatores de personalidade Neuroticismo, Abertura e Extroversão. Foram estudados 145 universitários (87 mulheres) com idade média de 25 anos (DP=5,65). Os participantes responderam ao Inventário Tipológico de Interesses Profissionais (ITIP-96) e às Escalas Fatoriais de Neuroticismo (EFN), Extroversão (EFEx) e Abertura à Experiência (EFA). Os resultados foram discutidos, destacando as correlações entre o subfator Altivez (Extroversão) e os tipos Artístico (r=0,45) e Empreendedor (r=0,49) para homens, enquanto que, para mulheres, o fator Abertura associou-se ao tipo Investigador (r=0,44). Análises de regressão assinalaram os fatores Abertura e Altivez como importantes variáveis na predição dos interesses vocacionais.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Iinteresses profissionais; Traços de personalidade; Correlação; Estudante universitário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License