SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Extraversión y Socialización en estudiantes de psicología e ingenieríaExperiencias ocupacionales en el desarrollo de carrera de jóvenes trabajadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

QUISHIDA, Alessandra  y  CASADO, Tania. Adaptação à transição de carreira na meia-idade. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 81-92. ISSN 1984-7270.

Este estudo exploratório teve por objetivo aprofundar o entendimento sobre a adaptação à transição de carreira na meia-idade utilizando um construto oriundo da Psicologia: o locus de controle. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa em que foram empregadas duas técnicas de investigação: o inventário de locus de controle de Julian B. Rotter e a entrevista semi-estruturada. Os resultados revelaram que os indivíduos que passaram por transições de carreira foram aqueles que não perderam a atenção, sobretudo para com eles mesmos, principalmente nas fases mais delicadas desse processo. Esses indivíduos tinham convicção em seus potenciais, embora não soubessem exatamente como empregá-los. Portanto, formulou-se a seguinte hipótese de pesquisa: o locus de controle interno facilita a adaptação à transição de carreira na meia-idade.

Palabras clave : Planejamento de carreira; Gestão de carreira; Desenvolvimento profissional; Escala locus de controle interno-externo de Rotter; Meia-idade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License