SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Adaptation to career transition in middle ageExpectations about the future and vocational choice of students moving to high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

PARADISO, Ângela Carina. Experiências ocupacionais no desenvolvimento de carreira de jovens trabalhadores. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 93-104. ISSN 1984-7270.

Este estudo buscou compreender o papel do trabalho na transformação do autoconceito vocacional e na realização de tarefas de exploração segundo a teoria de Donald Super. A análise de conteúdo de entrevistas com 2 moças e 4 rapazes de camadas populares entre 17 e 20 anos contemplou questões sobre interesses, características e habilidades pessoais, valores e escolhas profissionais. As tarefas vocacionais foram categorizadas por dois juízes e o índice de concordância estatística de Kappa foi de 87% (p<0,001). As experiências de trabalho favoreceram mudanças no autoconceito e o aprendizado de habilidades e atitudes. Elas contribuíram, modestamente, para o desenvolvimento vocacional deles. O valor atribuído pelos jovens à obtenção de uma ocupação e sua manutenção nela permitem compreender estes resultados.

Keywords : Jovens trabalhadores; Adolescentes; Experiências de trabalho; Camadas populares; Desenvolvimento de carreira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License